Possivelmente você já tenha a resposta para a pergunta acima e muito provavelmente ela dever ser um enorme “Não”!

Contudo, por incrível que pareça ainda existem profissionais que acreditam que o investimento deve ocorrer somente após o lucro. Isso é tão paradoxo, quanto, primeiro desejar emagrecer para depois começar a fazer exercícios físicos. Eu fiz questão de utilizar esse exemplo para mostrar que, embora o assunto remeta a atividade profissional do Geomensor, a regra é a mesma para qualquer tipo de atividade, seja ela a busca por um corpo mais saudável ou o tão almejado sucesso profissional. Resumindo: “A recompensa vem sempre depois do investimento”.

É importante ressaltar que quando falo “investimento” eu não me refiro apenas ao fator monetário, ou seja, na quantidade de dinheiro que é colocado no negócio. O investimento deve ser entendido de uma forma mais ampla, ele deve ocorrer tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. O sucesso profissional é apoiado no sucesso pessoal e eles se completam! Sendo assim, no lado pessoal, sugiro que você invista em boas práticas de conduta, na sua apresentação pessoal, em capacitação com cursos e treinamentos, em educação financeira e principalmente no seu equilíbrio físico e mental. O equilíbrio emocional, também chamado de inteligência emocional, é um fator determinante para o sucesso profissional, pois ele dará a sustentação necessária para uma correta tomada de decisões. O mais interessante é que muitos dos investimentos pessoais citados acima, independem de recursos financeiros, como por exemplo os cursos e treinamentos gratuitos oferecidos pela Métrica, basta o desejo de querer melhorar.

No âmbito profissional o investimento deve ocorrer em duas frentes: No aperfeiçoamento de práticas e metodologias de trabalho e na utilização de novas e modernas ferramentas de trabalho.

Em se tratando da nossa profissão, o aperfeiçoamento profissional do Geomensor, passa necessariamente pelo aperfeiçoamento tecnológico de suas ferramentas. Não há como adotar novas práticas de campo e escritório sem que haja um aprimoramento de ferramentas. Sendo assim o investimento em novos equipamentos de campo e em ferramentas de escritório é inevitável para se atingir o sucesso profissional. É preciso que você entenda que seu software de topografia em conjunto com seu computador são as suas principais ferramentas de escritório. Não há desculpas para deixar de investir em suas ferramentas!

Como dizia Albert Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Você pode até pensar em adiar seus investimentos, mas lembre-se: O lucro só virá após o investimento. Pense nisso!

Escrito por
Daniel Alexandre Janini
Executivo, Empreendedor, Disruptor, Engenheiro Agrimensor, Mestre pela ESALQ/USP.