Estivemos esta semana presentes na 8ª edição do ABES Software Conference 2018. O evento ocorreu dia 20 de agosto em São Paulo capital e contou com mais de 20 palestrantes de altíssimo nível, dentre eles os líderes e presidentes nacionais das principais empresas de tecnologia mundial.

Os temas mais discutidos foram: Internet das coisas (IOT), Inteligência artificial e principalmente a transformação digital.

Ficou claro que o Brasil está diante de um enorme desafio: Retomar seu ciclo de expansão econômica e social. E essa retomada passa, inevitavelmente, pela transformação digital.

Contudo o Brasil tem pressa! É preciso acelerar a transformação digital nos governos, nas empresas, na saúde, na educação, no transporte, nas indústrias, no agronegócio e principalmente, nas pequenas empresas e nos profissionais liberais que estão na ponta dos negócios.

É justamente neste ponto, que estamos há tempos insistindo, na necessidade urgente dos Geomensores executarem a transformação digital de seus negócios. É preciso entender que não se trata mais de uma escolha e sim de uma necessidade. O profissional que não se abrir para o novo e continuar com práticas antigas de trabalho, certamente será substituído por profissionais mais preparados tecnologicamente.

Levantamentos híbridos executados com Drones, Laser Scaners e GNSSs já são uma realidade sem volta. A topografia convencional dos anos 2000 chega a ser um processo semi artesanal quando comparado com os novos métodos de levantamento atuais.

É preciso investimento constante em sua profissão! Utilizar como sua principal ferramenta, algo desatualizado, inapropriado e incompleto é o mesmo que assinar seu atestado de óbito profissional. Seu software de topografia em conjunto com seu computador são as suas principais ferramentas de escritório e sua transformação digital deve começa por aí.

E você? Como está investindo em sua transformação digital? Pense nisso!

Escrito por
Daniel Alexandre Janini
Executivo, Empreendedor, Disruptor, Engenheiro Agrimensor, Mestre pela ESALQ/USP.