No segmento de desenvolvimento de softwares existe uma frase que é quase uma regra:

“A melhor linguagem de programação é aquela que você domina.”

Mas como isso na prática pode ser considerado uma verdade? Pelo simples e óbvio fato de que: utilizando uma ferramenta que você domina, você fará seu trabalho mais rápido do que faria utilizando uma ferramenta a qual não domina. Contudo, todavia, porém, se esta pseudo regra nunca tivesse sido “violada” novas ferramentas jamais seriam criadas, ou seja, a tecnologia da informação ficaria estagnada.

Neste caso o mais importante é entendermos que o fato de não dominarmos determinadas ferramentas não significa que elas não sejam melhores ou mais eficientes.

Aplicando esse conceito para outras áreas da engenharia, como por exemplo a Agrimensura, é comum profissionais adotarem determinadas ferramentas como única, tornando-as quase um dogma e fechando as portas para o novo. Existem também aqueles que desejam obter melhores resultados, contudo não evoluem suas práticas. Melhores resultados só virão com mudanças, sejam elas comportamentais, administrativas ou técnicas.

As competências técnicas, que envolvem as atividades do dia-a-dia e passam pelo uso de ferramentas computacionais, são as competências mais fáceis de serem aprimoradas, visto que hoje não é mais preciso fazer altos investimentos para manter seu software atualizado. As empresas mais modernas já oferecem o modelo por assinatura, que por um pequeno e justo valor, possibilita ao cliente usuário, estar sempre com a versão mais atualizada de sua principal ferramenta. Veja o artigo: Comprar ou alugar softwares topográficos? Não cometa esse erro!

Eliminando-se as barreiras financeiras, esbarramos nas questões técnicas. É comum o profissional encontrar resistência, as vezes dentro da sua própria equipe, quando se opta pela atualização ou mudança de uma ferramenta de trabalho. Contudo, é importante que todos estejam conscientes que o aprimoramento das ferramentas é o único caminho que o levará a uma maior produtividade técnica.

Não tenha receio de migrar para uma versão mais atualizada de seu sistema ou até de trocar de fornecedor.

As antigas barreiras de aprendizagem já não existem mais, veja o artigo: Como os profissionais se capacitam nos dias atuais?

Seu software de topografia em conjunto com seu computador são as suas principais ferramentas de escritório. Por isso um conselho: mantenha-os sempre atualizados. Utilize o conjunto mais avançado e moderno que puder, isso fará toda a diferença na sua produtividade.

Se esse assunto foi útil para você, então compartilhe com seus colegas de trabalho!