Você já precisou de suporte técnico?

Todos os geomensores que utilizam softwares e equipamentos topográficos, algum dia na sua trajetória profissional, já precisaram de suporte técnico. Alguns com mais recorrência, outros menos. Mas, sem exceção, todo mundo já precisou de suporte técnico!

O suporte técnico é essencial para os clientes. Apesar disso, nem todas as empresas pensam desta maneira. Preferem investir em vendas. (Veja o que escrevemos a respeito deste assunto no artigo: Ao comprar um software topografico foi lindo ao pedir ajuda foi horrível).

Na maioria dos casos, o profissional quando necessita de suporte, o faz através de seu telefone, fixo ou celular. Contudo, em um cenário onde os custos com telefonia são muito altos, é válido o questionamento: É possível diminuir meu gasto telefônico nas solicitações de suporte técnico?

A resposta é SIM, é possível! Vamos saber como?

1) Primeiro o óbvio: mande um e-mail.

A empresa que fornece suporte técnico tem como dever atender seus chamados via e-mail. Porém, deve fazê-lo de forma eficiente, rápida e certeira. Se não for assim, você tem bons motivos para repensar sobre seu fornecedor! Da mesma forma que você se comunica com seus clientes via e-mail, a empresa deverá se comunicar eficientemente com você também, mesmo que por e-mail. Não é verdade?

De preferência, é recomendado que seja aberto um chamado (solicitação, protocolo, ticket) através do qual você poderá acompanhar seu pedido de suporte. Se sua dúvida gerar algo a ser desenvolvido, corrigido ou retornado posteriormente, então esta solicitação não será esquecida, nem por você, nem pela empresa prestadora.

Ah! É bom lembrar também que a empresa pode e deve solicitar seus arquivos, para melhor entendimento sobre seu caso. Neste caso, o e-mail é um facilitador.

2) Diferencial importante: chat.

É raro empresas que fornecem suporte via chat. Geralmente, este é voltado apenas ao setor comercial. Isso ocorre porque o investimento em corpo técnico e em infraestrutura para se disponibilizar um suporte via chat é muito alto.

Mas, se sua empresa de software ou equipamentos fornece suporte técnico via chat, use e abuse desse recurso, pois é uma forma BASTANTE EFICIENTE de resolver seus problemas e sanar dúvidas.

Às vezes, questões rápidas que demorariam mais tempo por telefone ou e-mail, podem ser facilmente resolvidas via Chat. Além disso, no chat é possível o envio do print screen (fotografia da tela do seu PC) e até o envio de arquivos de trabalho. Isso é ainda mais rápido que o e-mail. E mais barato do que um interurbano, certo?

3) Diferencial realmente diferenciado: solicite uma ligação.

Se o problema for complexo a ponto de ser necessária uma ligação, peça para sua empresa fornecedora que ligue para você. No seu telefone fixo ou no seu celular, não importa. Ela deve oferecer este serviço para facilitar o seu trabalho, e diminuir seus custos.

Mande um e-mail, ou entre no chat, ou ligue rapidamente e peça: “liguem para mim, estou com uma dúvida”. Em poucos segundos, ela deverá retornar à ligação no telefone que você indicou, e assim você poderá explanar seu problema ou fazer seu questionamento, sem se preocupar com a conta telefônica. Se não for assim, você tem bons motivos para repensar sobre seu fornecedor!


Se você já paga sua internet, por que gastar mais com telefonia?

Isso mesmo! Você já tem um gasto com sua internet. Se é possível resolver seus problemas dessas maneiras que explicamos acima, por que gastar ainda mais?

Economize com telefonia pois é algo realmente caro no Brasil. Invista esse recurso na melhora de sua ferramenta de trabalho. Veja este artigo: Software topográfico, barato ou caro?

Se esse assunto foi útil para você, então compartilhe com seus amigos e colegas de trabalho!

Clique aqui e conheça uma empresa que oferece uma solução completa com treinamentos, atualizações e suporte técnico por chat, e-mail e telefone.