Antes de falarmos como os profissionais tem se capacitado vamos apenas analisar como era o modelo de capacitação de alguns anos atrás…

Em um passado não muito distante, treinamentos e cursos presenciais pipocavam por todo país. Instrutores, empresas e instituições rodavam o Brasil, principalmente nas grandes capitais, oferecendo seus treinamentos e cursos de forma presencial aos profissionais geomensores.

Estes, por sua vez, pagavam um alto valor por 2 ou 3 dias de treinamento, geralmente aglomerados em uma sala de hotel. Como material de apoio, recebiam grossas apostilas impressas e um CD/DVD com uma infinidade de materiais para leitura. Além do alto valor investido na inscrição, existiam ainda outros custos indiretos, como: passagem aérea ou combustível e pedágio, hospedagem e alimentação.

Esses fatos são realidades recentes, e muitas empresas de software ainda utilizam esta metodologia para capacitar seus usuários.

Não podemos afirmar se tratar de uma metodologia errada. Mas, com o avanço da tecnologia, podemos classificar como uma maneira ultrapassada e de alto custo para ser aplicada no aprendizado de um sistema. É sabido por todos que o “tempo” é que temos de mais valioso, pois ele é limitado, não perder tempo significa não perder dinheiro! E é isso que buscamos!

Então, como os profissionais se capacitam atualmente?

Hoje, o ideal é que os profissionais sejam capacitados quando necessitarem, e não quando a empresa sugerir ou determinar. É imprescindível que as capacitações estejam cada vez mais desprendidas da questão presencial, ou seja, aprender via internet não é mais tendência de futuro, e sim realidade!

Os profissionais poderão se capacitar quantas vezes quiser ou necessitar, mas através de um treinamento de menor duração e mais direcionado. Isso trará maior foco sobre os assuntos que ele sente dificuldade, além de dar mais fluidez ao seu trabalho. Entendemos não ser mais necessário ficar 2 ou 3 dias em um mesmo treinamento.

“Os instrutores devem direcionar sua explicação sobre aquilo que o profissional necessita, ou seja, sobre os assuntos que ele precisa aprender para resolver seus problemas e entregar seus projetos.”

Por fim, treinamentos complexos e de longa duração já não são mais usuais. É importante ficar atento a estas questões quando for adquirir ou contratar os serviços da empresa, para que o profissional tenha a certeza que conseguirá usufruir da tecnologia sem fazer investimentos extras em capacitações.

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