Vamos esclarecer alguns detalhes que embora pareçam simples, são muito importantes: Rotinas que rodam sob o AutoCAD não podem ser considerados softwares. Na realidade essas rotinas, também conhecidas pelo nome de plug-ins, nada mais são do que extensões criadas por terceiros que executam determinadas tarefas dentro de um programa principal.

Os Plug-ins para o AutoCAD são como carreta reboque. Carretas tem a sua utilidade, mas desde que seja rebocada por um veículo. Sem o veículo principal a carreta perde totalmente sua função.

Isso significa que para rodar plug-ins para o AutoCAD você precisa ter uma licença do AutoCAD. Logo, você precisará investir na aquisição do plug-in e também na aquisição do AutoCAD.

Baseado nisso é preciso refletir sobre 2 pontos importantes:

  1. Por que comprar um plug-in de rotinas topográficas sendo que para utiliza-las você precisará comprar outro software CAD, no caso o AutoCAD ?
  2. Por que investir em 2 produtos para conseguir os resultados que apenas 1 software lhe daria?

Porém se você já investiu na aquisição do plug-in, dois cenários podem estar ocorrendo:

  • Você está utilizando o plug-in, sob uma versão original do AutoCAD.
  • Você está utilizando o plug-in, porém sob uma versão pirata do AutoCAD.

Se você se identificou com o cenário 2, isto significa que você comprou sua carreta reboque, mas está utilizando um veículo de origem ilícita para poder puxá-la.

Sim! Cópias piratas são como produtos roubados. Escrevemos sobre esse assunto, clique aqui para saber mais.

Algumas empresas que criam e comercializam plug-ins para o AutoCAD omitem do comprador a necessidade do investimento na licença original do AutoCAD. Se preocupam simplesmente em vender seu produto, pois sabem que se alertarem sobre a necessidade da compra do AutoCAD, a venda de seu plug-in será inviabilizada pelo alto custo dos investimentos.

Em um passado recente, onde somente o AutoCAD predominava como plataforma CAD, as cópias piratas eram a grande maioria, usando como pretexto o alto valor das licenças.

Atualmente com a evolução do mercado nacional de softwares de topografia e principalmente com a expansão da licença por assinatura, onde o valor investido é demasiadamente baixo, é injustificável a utilização de cópias piratas.

Não há espaço para cópias piratas em ambiente profissional. Ou você é profissional ou não é! Pense nisso!

 

Se você conhece alguém que está ou esteve em alguma dessas situações, compartilhe!

Caso queira fazer a escolha certa Clique aqui e conheça uma empresa que oferece em um único sistema sem necessidade de AutoCAD uma solução completa com suporte técnico, treinamentos e atualizações inclusas.