Empresas de software que vendem suas licenças tem como o ápice do relacionamento “Empresa x Cliente” o ato da venda do produto. Uma vez concluída esta etapa, o cliente que já comprou, naturalmente deixa de ser importante para a empresa. Isso ocorre porque toda energia da empresa passa a ser canalizada a procura de novas vendas e novos clientes.

Quais as vantagens do modelo de assinatura?

Em resumo, no modelo de vendas de licença você terá dois tipos de tratamentos: Um especial durante a compra e outro completamente diferente depois da compra (Pós-venda). Por este e outros motivos este modelo se tornou insustentável e praticamente falido.

A antiga compra foi substituída por um serviço moderno e de baixo custo, conhecido como modelo de “Assinatura por período”. Uma das grandes vantagens do modelo de assinatura é permitir que o contratante tenha a liberdade e o poder de avaliar periodicamente a qualidade dos serviços prestados e optar pela continuidade ou não do contrato.

Como o modelo não possui nenhum tipo de multa ou penalização ao ser encerrado, naturalmente exige que a empresa contratada esteja sempre à frente das expectativas do cliente usuário, ou seja, oferecendo produtos e serviços cada vez melhores e assim garantir que a parceria Cliente/Empresa perdure de forma sustentável e harmônica por um longo prazo.

Qual a diferença entre os modelos de compra e assinatura?

A principal diferença entre os modelos é que a empresa que oferece o Modelo de Assinatura trabalhará para melhorar seus produtos e serviços em benefício do cliente assinante, pois ela precisa e deseja mantê-lo como cliente. Em contrapartida, o modelo de vendas, como o próprio nome diz, prioriza novas vendas dando pouca ou nenhuma importância ao cliente que já comprou.

Se esse assunto foi útil para você, compartilhe!

Clique aqui e conheça uma empresa que oferece um modelo cujo o foco é sempre no cliente e na melhoria do produto.